0

Maquiagem limpa




Você já parou para pensar o quanto sua maquiagem (sombras, batons, pós, bases, etc.) pode acumular bactéria e causar problemas na sua pele, olhos, nariz e boca, além de outros problemas de saúde?
Mesmo sendo a única pessoa a usar seus produtos, o problema existe. Agora, se outras pessoas usaram sua maquiagem – um batom emprestado, por exemplo – o problema merece atenção redobrada.
Vírus e bactérias sobrevivem e se proliferam em ambientes pastosos como os de batons, máscaras para cílios ou bases/glosses. Além disso, em sombras, blushes e bases existe a contaminação real de infecção como a conjuntivites, por exemplo, ou ainda a transmissão de doenças como hepatite ou herpes ou mesmo gripes.
Para evitar qualquer problema, maquiadores profissionais devem sempre desinfetar seus produtos após cada uso e usar aplicadores descartáveis para não transferir contaminações entre as pessoas maquiadas.
No dia-a-dia, nós não precisamos necessariamente fazer essa desinfecção após o uso, mas é bom manter uma rotina de higiene com os produtos, especialmente quando os emprestamos.
  • Produtos líquidos/pastosos:
São as bases, as máscaras para cílios, os glosses e sombras em creme.
Cada vez que um aplicador, seja esponja ou pincel, encosta na pele e é levado de volta ao produto, as bactérias são transferidas a ele e passam a se proliferar lá dentro. A melhor forma de evitar o acúmulo de bactérias nestes produtos é evitar o contato repetido dos aplicadores.
Para bases líquidas, por exemplo, o ideal é colocar a quantidade a ser utilizada sobre uma superfície limpa (pode ser a própria mão ou costas da mão) e usar o aplicador de sua preferência a partir daí, ao invés de o levar diretamente ao pote do produto.
Para glosses e máscaras para cílios, o ideal é ter aplicadores descartáveis ou lavar o aplicador original após o uso.
  • Produtos sólidos:
São os pós compactos, batons, blushes, sombras, etc.
Eles podem ser facilmente desinfetados com álcool líquido.
Os batons podem ser mergulhados no álcool por alguns segundos. Já para os pós, coloque o álcool em uma embalagem de spray e aplique-o sobre a maquiagem e deixe secar. Não sature os pós compactos com álcool, a intenção não é encharcar o pó e sim umedecer a camada externa que fica em contato com os aplicadores.
Outra opção é usar um lenço de papel para remover uma fina camada da superfície.
  • Lápis de lábios ou olhos:
Aponte o lápis para remover a camada externa e depois mergulhe a ponta no álcool líquido e deixe secar.
  • Pincéis e aplicadores:
Podem ser esponjas, beauty blender, etc.
Eles
devem ser higienizados a cada uso, ainda que só você os utilize.
Utilize água e sabonete líquido ou, se necessário, um limpador próprio para este fim.
  
Beijos
Alessandra