0

Arezzo retira das lojas coleção com pele de animais




Em comunicado enviado ao público nessa última segunda-feira, a Arezzo esclareceu seu ponto sobre a polêmica que rolou no Twitter após o lançamento de uma coleção que fazia uso de pele de animais.
A forte pressão das pessoas, através da hashtag #arezzo, foi para os trending topics e, deles, para outros meios de comunicação; o que acabou levando a Arezzo a desistir de sua coleção que levava o nome de Pelemania.
Alguns detalhes ou peças, da coleção, faziam o uso de pele de raposa e de coelho, enquanto 90% do material utilizado é de origem sintética, segundo a assessoria da Arezzo.
A assessoria afirma, ainda, que mais de 80% dos produtos da empresa são feitos com couro bovino ou ovino. Ou seja, o uso de peles de animais já acontecia na Arezzo. Não só lá como em milhares de outras empresas.
Essa questão pode ser amplamente discutida. Aqui, não é o lugar, mas, para não deixar batido, valem ser ressaltados alguns pontos:
- O consumo de produtos de origem animal da forma como é realizado é correto?
- Existe diferença entre comer alimentos de origem animal ou vesti-los?
Muita gente que criticou a Arezzo, certamente, faz uso de algum produto de origem animal. Não que seja má-fé, mas, falta informação. Ou pode ser hipocrisia, claro, o que é muito comum, infelizmente. Comer um hambúrguer é muito diferente de usar uma bolsa de pele de raposa?
Não defendo nenhum tipo de radicalismo, mas, o consumismo desenfreado gera uma indústria desenfreada. O problema não é, necessariamente, comer carne ou vestir peles – afinal, como os homens da pré-história se vestiriam? -, mas a forma como isso é feito.
Abaixo, o comunicado da Arezzo na íntegra:
Prezados consumidores,
A Arezzo entende e respeita as opiniões e manifestações contrárias ao uso de peles exóticas na confecção de produtos de vestuário e acessórios. Por isso, vimos por meio deste nos posicionar sobre o episódio envolvendo nossas peças com peles exóticas – devidamente regulamentadas e certificadas, cumprindo todas as formalidades legais que envolvem a questão.
Não entendemos como nossa responsabilidade o debate de uma causa tão ampla e controversa. Um dos nossos principais compromissos é oferecer as tendências de moda de forma ágil e acessível aos nossos consumidores, amparados pelos preceitos de transparência e respeito aos nossos clientes e valores.
E por respeito aos consumidores contrários ao uso desses materiais, estamos recolhendo em todas as nossas lojas do Brasil as peças com pele exótica em sua composição, mantendo somente as peças com peles sintéticas. Reafirmamos nosso compromisso com a satisfação de nossos clientes e com a transparência das atitudes da Arezzo.
Atenciosamente, Equipe Arezzo

Beijos
Aline